30.8.12

Os 25 Anos de Street Fighter!

Existem coisas que ficam marcadas na nossa vida, sejam elas filmes, programas, revistas, músicas ou jogos, algumas obras vieram para ficar e deixar sua marca na história, lembro claramente da época em que eu me reunia com meus primos e amigos para jogar, Superstar Soccer, Mário, Donkey Kong 3, dentre muitos outros um dos que mais me marcou fora Street Fighter II, me lembro até hoje de como eu ficava impressionado com a fase do Sagat, lembro que tinha um boneco original do Ken que eu venerava como se fosse feito de ouro, é o meu personagem favorito, alguns anos se passaram e para mim Street Fighter sempre será a melhor franquia de jogos de luta de todos os tempos, o jogo está fazendo hoje 25 anos de existência e nada melhor que uma cronologia desse épico!

Tudo começou no início da década de 90’, desenvolvido pela Capcom, Street Fighter não era um jogo tão famoso, apesar de já chamar certa atenção, o primeiro game da franquia foi lançado em meados de 1987, os únicos personagens jogáveis eram Ken e Ryu, apresentava mais 12 personagens, dentre eles lutadores que iriam seguir em frente se destacando nas franquias seguintes, por exemplo, o famoso Sagat. Com gráficos e movimentos ainda toscos, na época eram de certo modo ‘inovadores’, o game apresentava um sistema onde o uso das alavancas direcionais e dois botões (soco e chute) utilizando o sistema de identificação de pressão, criado para medir a força aplicada pelo jogador e converter em diferentes níveis de força para os golpes, apesar de tudo o game não conseguiu atingir um sucesso considerável.

Série Street Fighter II

Foi em 1991 que a série ganhou seu devido lugar na história dos jogos, Street Fighter II foi sem duvidas um sucesso avassalador, o precursor de todos os games de luta em 2D, um sistema de luta melhorado e inovador, continha uma grande gama de personagens famosos, onde a maioria viria a estar em todas as seqüências, os movimentos eram notáveis, os lutadores possuíam diversas habilidades e poderes próprios, além de diversos combos, como o famoso “Pulo+Soco na Cabeça+Gancho+Shoryuken” do Ryu. Cada lutador possuía um país de origem, foi a primeira vez que o famoso Brasileiro Blanka apareceu, também foi o primeiro Street Fighter a apresentar os vilões principais como Balrog, Vega e M.Bison, de inicio M.Bison por ter semelhanças com o lutador Mike Tison, fez a Capcom trocar os nomes dos lutadores para evitar processos, M.Bison teve o nome trocado para Balrog, Balrog para Vega e Vega para M.Bison, o único que saiu ileso dessa salada foi Sagat. Street Fighter II ganhou outras versões melhoradas, Street Fighter II Champion Edition era um ‘upgrade’ do game, agora todos os personagens eram jogáveis, os jogadores podiam selecionar lutadores iguais, dando certo equilíbrio entre as partidas, essa nova versão foi responsável por alastrar a febre Street Fighter pelo mundo, Rainbow Edition era uma versão pirata de SFII que foi tão bem sucedida que a própria Capcom reaproveitou algumas idéias dela. As outras versões foram SFII Turbo e SFII The New Challengers, que além de acrescentarem novos personagens, roupas, habilidades, barra de energia e especiais deram a forma que conhecemos de Street Fighter hoje. O game fora tão aclamado que mais tarde teve um dos melhores longas-metragens em animação da série, o Anime era baseado na história de SFII, Street Fighter II: The Movie continha batalhas inesquecíveis, os principais personagens e poderes estavam contidos na produção. Originado também da série veio o Anime Street Fighter II Victory, lançado em 1995 no Japão a série teve um total de 29 episódios que mostrava a juventude de Ryu e Ken, a animação não revelava somente as lutas entre os personagens da franquia, mas mostrava o lado pessoal dos lutadores, suas histórias e motivações.


Street Fighter Série Alpha

Após alguns testes com a série Darkstalkers a Capcom lança uma das minhas séries favoritas do Game, Street Fighter Alpha, que teve um total de três jogos, Warrior’s Dreams em 1995, Alpha 2 em 1996 e Alpha 3 em 1998, estava com uma nova roupagem, os gráficos estavam melhores, bem no estilo Anime, a história se passava antes de SFII, os personagens principais estavam com aparência mais jovem, diversos outros personagens novos entraram no game. Em relação a jogabilidade, a série Alpha teve um upgrade, o combate ficou mais eficiente com o novo sistema de defesa aérea e três níveis de poder para ataques especiais, rolamentos, esquivas e o Alpha Counters, um contra-ataque especial feito no momento da defesa. O ápice de SF Alpha veio em Street Fighter Alpha 3, novos lutadores, uma grande diversidade de tipos de jogo e novas habilidades e habilidades aproveitadas de toda a série. Alpha também teve duas animações, um OVA lançado em 1999 e a sua sequência em 2005, Alpha Generations que conta a origem de Akuma, Ryu e Dark Hadou.


Street Fighter III

Já no fim dos anos 90', a série Street Fighter III trouxe ao game uma nova gama de lutadores, parte dos integrantes originais foram retirados e substituídos por novos, Ryu não era mais o personagem central, em seu lugar estava Alex, um lutador de norte-americano de Luta Livre, o game estava com um visual mais maduro e bem feito, houve mais melhorias na jogabilidade, entre elas estava um novo sistema chamado Super Arts que obriga o jogador a escolher apenas um golpe especial entre três no inicio da luta, balanceando melhor a partida, também nessa versão estava o Parrying, uma defesa manual na qual o jogador deve executar o comando no exato momento dos impactos para defender sem perder energia deixando a batalha mais emocionante.

Série Street Fighter Ex

Lançados entre 1996 e 2000, a SF Ex mudou totalmente o estilo do game que agora era em 3D, mais uma vez poucos dos personagens antigos estavam presentes, a jogabilidade era fácil e desafiadora, os personagens possuíam três níveis de especiais, os gráficos eram impressionantes para a época, façanha que não foi repetida nos consoles. 

Série Street Fighter IV

Lançado  paras novas gerações, Street Fighter IV  e Super Street Fighter IV, mais uma vez inovaram seus gráficos usando o 3D com com o gameplay 2D, conhecido também como '2.5D' que deixou SFIV com uma aparência simplesmente maravilhosa, o game trouxe todos os personagens da primeira versão de SFII, da série Alpha e alguns novos, o jogo é excelente, voltou as origens em relação a jogabilidade de todos os clássicos, é fácil e de rápida assimilação, você não passa muito tempo para aprender o que fazer, os lutadores possuem habilidades  conhecidas, o SFIV também possui muitos modos de jogo, entre eles o online, sem duvidas é um dos melhores da série, que voltou as origens do épico SFII!


Além de todas as suas séries teve vários crossovers, entre eles Marvel vs. Capcom e o inesperado Capcom vs. SNK, na nova geração Capcom vs. Tekken, todos excelentes

Street Fighter é um jogo sem igual, revolucionou o mundo dos games e até hoje continua a surpreender seus fãs, para quem não costuma jogar o que não falta são títulos, além deles animes e até um filme, muito ruim por sinal, enfim, são 25 anos de uma série como nenhuma outra, parabéns \ô/


Um comentário:

Rafa Soares disse...

Sou muito fã desse game e da versão animada do mesmo,gostei do conteúdo do post.

Até a próxima!

otakunarede.blogspot.com.br