8.8.12

50 Anos de Homem-Aranha! [Parte 01]


Há exatos 50 anos atrás o nosso eterno mestre Stan Lee, seu eterno parceiro Jack Kirby e Steve Ditko estavam em um dos seus anos mais criativos, em 1962 surgiram parte dos grandes sucessos da editora, heróis como Thor e Hulk nasceram nesse ano, mas foi na 15° e ultima edição da revista Amazing Fantasy que surgiu um dos maiores ícones da Marvel Comics: O Homem Aranha!

Um Pouco da História...

Levemente inspirado no personagem das histórias Pulp, The Spider, Stan Lee criou o Homem-Aranha com base em um adolescente 'nerd' chamado Peter Parker que é picado por uma aranha geneticamente modificada que dá a ele habilidades de uma aranha, como escalar paredes, sensor aranha, super força entre outras coisas. Stan usou na identidade de Peter uma de suas marcas registradas, um herói mais humano, órfão, que vive com os tios, impopular no colégio, em uma época de heróis imponetes e musculosos, Peter não tinha somente que enfrentar o crime mas sim a si mesmo e seus problemas do dia a dia, muito da personalidade de Peter é baseado no próprio Stan Lee. junto com Stan estava seu eterno companheiro Jack Kirby, que apesar de ajudar não teve muita parte na ilustração da história, que coube a Steve Ditko ser o principal desenhista e corroteirista de várias das histórias com o aracnídeo.

Homem-Aranha sem duvidas é um dos maiores ícones da Marvel e da industria dos quadrinhos, durante esses 50 anos, ganhou vários filmes, games, séries entre muitas coisas, em meio de milhares de edições e arcos que chega a ser difícil acompanhar a risca, então nada mais justo do que revelar alguns dos arcos e melhores momentos do aracnídeo!



O Espetacular Homem-Aranha

O clássico dos clássicos que proporcionou ao Aranha sua própria revista, contido na edição 15 da Amazing Fantasy, O Espetacular Homem-Aranha era um conto de apensa 8 páginas que de inicio não agradou muito a Martin Goldman, que não aprovava a ideia de um herói com nome de aranha, mas decidiu publicar a história na ultima edição da revista, que ia ser cancelada; A história apresentada por Stan Lee e Steve Ditko contava sobre o Homem-Aranha que conhecemos hoje, um herói improvável, com problemas, impopular, que teve seu tio morto em um assalto banal, onde o criminoso fora o cara que o próprio Peter deixou escapar horas antes por pura arrogância, literalmente, um herói com contas a pagar, aprendendo que "Com Grandes Poderes, vêm grandes responsabilidades", e eu não preciso nem dizer que essas 8 páginas revolucionaram a industria dos quadrinhos dando vida a um dos heróis mais bem sucedidos da Marvel Comics.

A Morte da Gwen Stacy

Gwen Stacy, por muitos é o melhor par romântico de Peter Parker, porem em meados dos anos 1973  decidiram que Gwen deveria sair e dar lugar a namoradinha de Harry, Mary Jane Watson, e uma reunião dos editores decidiram que Gwen deveria morrer. Foram nas edições de Amazing Spider-Man 121 e 122 nas mãos de Gerry Conaway, Gil Kane e John Romita com o titulo A Noite em que Gwen Stacy Morreu, o acontecimento não teve nenhuma previsão, nem capa ou marketing, a Marvel impressionou a todos matando o par romântico de Peter, é claro que na época onde mocinhos não morriam como é hoje em dia, foi um verdadeiro alvoroço, fãs se revoltaram, e para completar em uma batalha contra o Duende Verde, Norman Osborn também vai pro saco. A morte de Gwen foi de extrema importância não só para as histórias do Aranha, mas como para a Marvel e para o mundo dos quadrinhos.

A Criança Interior

O drama estava presente cada vez mais nas Hq's do Aracnídeo, agora quem estava no comando dos roteiros era J.M.DeMatteis que introduz o drama de dois jovens, um deles, filho bastardo de um empresário com uma governanta, que sofreu abuso do próprio pai; O outro, filho único de outro empresário bem sucedido que nunca teve tempo para o filho e criou nele uma sensação de nunca conseguir agradar o pai e nesse meio está o Homem-Aranha tendo que lidar com ambos. DeMatteis nos leva ao drama psicológico de Harry Osborn em ter que lidar com a morte do pai criminoso, no limite do ódio e do sentimento de querer ser digno e a altura dele. As histórias foram apresentadas nas edições 178 a 184 de 1991 e tiveram a arte do veterano Sal Bescema.

O Rei do Crime

Um dos maiores adversários do Aranha foi o terrível e acima do peso Wilson Fisk, também conhecido como Rei do Crime, marcou uma grande fase de Stan Lee e John Romita na história do herói. O grandalhão teve sua introdução em Spider-Man No More, onde Peter decide abandonar seu uniforme de Aranha, dando chance para os violões montarem seu mundo de terror. A queda do Rei do Crime veio pelas mãos de um rival chamado de O Planejador, cuja a identidade secreta destrói o mundo de Wilson Fisk, fechando assim a era clássica do vilão que foi da edição 50 a 85 em meados de 1967 a 1970 de Amazing Spider-Man. Fisk mais tarde veio a integrar o universo de muitos dos heróis da Marvel e se consolidar em O Demolidor na fase do eterno mestre Frank Miller

A Épica Batalha Contra o Duende Verde

Dessa vez, a história ocorreu em Spetacular Spider-Man, uma tentativa de novo seguimento de revista para o Homem Aranha, criado por John Romita e Stan Lee, o titulo foi bem sucedido, mas nos trouxe em sua segunda e ultima edição um dos grandes clássicos do Aracnídeo que saiu no ano de 1968. Na edição podemos conferir a épica batalha de Homem-Aranha e o Duende Verde após ambos descobrirem suas verdadeiras identidades.

O Duende Macabro

Aconteceu nas edições 249 a 251 de Amazing Spider Man (1984), a trama se inicia com Peter em uma festa na nova casa de Harry Osborn e sua esposa Lizz Allenonde Harry recebe uma misteriosa carta de chantagem revelando que seu pai é um criminoso, Peter vai com o amigo ao encontro do sujeito misterioso que mandou a carta, eles descobrem que quem estava por trás das chantagens é o Duende Macabro que teve acesso a todos os documentos secretos de Norman Osborn, começando assim uma corrida contra o tempo do herói Aracnídeo,  que há grandes chances de Norman ter escrito "Peter Parker" em suas anotações!  

Mary Jane Descobre a Verdadeira Idêntidade do Homem Aranha

Foi em Amazing Spider Man 256 a 258 (1985) que a ruivinha Mary Jane Watson, namorada de Peter Parker na época,  revela que sabe (sempre soube?) que Peter é o Homem Aranha, mudando a relação dos dois para melhor,  que tempos depois eles se casam. Essa pequena fase também é marcada pelo Homem-Aranha de uniforme preto, dominado pelo Simbionte que acaba sugando suas energias, Peter se vê muito cansado e fraco, as histórias foram marcadas por Tom DeFalco e Ron Frenz.

O Surgimento do Venom

Com o fim provisório do Duende Macabro, as histórias do Aranha precisavam de algum vilão de peso e foi nas mãos de David Michelinie e o mestre Todd McFarlane nas edições 299 e 300 de Amazing Spider Man que nasceu Venom, feito do simbionte alienígena na qual deu a Peter Parker o poder do Homem-Aranha Simbionte, com o famoso uniforme negro, que depois de Peter se livrar, hospeda-se em um de seus inimigos, o fotógrafo Eddie Brock, Venom se tornou o principal vilão do Homem-Aranha nos anos 90'.



O Herói Norman Osborn 

Viajando anos e chegando a 2010, a Marvel nos prepara uma das atuais sagas mais brilhantes do Aracnídeo e da Marvel, nas mão de Dan Slott e Adam Kubert, Norman Osborn's The List: Spider Man. Norman Osborn volta da morte e se torna o homem mais poderoso dos EUA e também líder da equipe suicida do governo, composta por vilões, os Thunderbolts, bem sucedido no comando da equipe, Norman se torna um herói. Após o arco Invasão Secreta, a S.H.I.E.L.D. e Tony Stark caem em desgraça, dando lugar a Norman e a nova agência MARTELO, o-tornando o mais novo responsável pela comunidade Super-Humana e novo líder dos Vingadores oficiais, nada mais do que os velhos Thunderbolts, tornando Os Vingadores criminosos procurados, e cabe agora ao Homem-Aranha buscar provas que incriminem seu velho inimigo.

Miles Morales, o Novo Spider-Man

Chegando aos dias atuais, em Ultimate Spider-Man 160 o nosso herói aracnídeo está exausto, ferido e após enfrentar Norman Osborn e seus aliados acaba batendo as botas e dá seu lugar a um novo Homem-Aranha Miles MoralesMiles tem suas próprias habilidades, mas continua mantendo o lema "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades", é claro que esse é só mais um universo da Marvel onde um herói morre, e não é impossível que Peter volte dos mortos como milhares heróis da editora voltaram.

Por enquanto é isso pessoal, é claro que existem muuuuuuuitas outras histórias importantes e épicas do Aranha, porém se eu fosse citar todas ia passar o ano aqui! Como essa é a parte 01 do especial de 50 Anos do Homem-Aranha, logo estarei publicando a ultima parte pessoal, então até logo e não esqueçam de comentar \ô/ 


Nenhum comentário: