27.8.12

O Fantástico Mundo de Tim Burton!


Quem é leitor do Floresta-Cinza já deve ter percebido diversas vezes as influências de Tim Burton neste blog, seja nos posts ou nas imagens, e é óbvio que percebe-se que Burton é um dos meus ídolos do cinema, está no meu top 3 de cineastas, ele me influenciou de modo criativo como ninguém, Tim fez 54 anos neste domingo dia 25 de Agosto, e nada mais justo do que 'finalmente' fazer um especial Tim Burton!



Nascido em Burbank, Califórnia, Agosto de 1958, Timothy William Burton foi o primeiro dos dois filhos de Bill Burton e Jean Erickson, Tim teve uma infância de certo modo peculiar, era criativo, pensativo, achava a vida escolar difícil, sua diversão vinha no grupo chamado OW SHIT STUDIOS (O.S.S.) onde ele fugia de sua realidade lendo livros de Edgar Allan Poe e assistindo filmes de terror de baixo orçamento de Ed.Wood, Vincent Price, entre outros. Ganhou uma bolsa da Disney para estudar no Instituto de Artes da Califórnia em Valencia após o colegial, foi nela que Tim teve seus maiores aprendizados, trabalhou por um tempo no desenho Fox and the Hound, mais tarde com mais liberdade criativa fez seus primeiros curtas no estilo que iria o-consagrar mais tarde, Vincent e Frankeewenie, na qual o-fez ser demitido da Disney por motivos de ter usado finanças da empresa trabalhando em uma produção sombria demais para as crianças verem. 

O primeiro longa veio em 1985 onde a convite de Paul Reubens dirigiu Pee-wee's Big Adventure, o filme de um personagem cômico famoso da época, foi nesta produção que ele trabalhou pela primeira vez com Danny Elfman na trilha sonora do filme, Danny mais tarde viria ser uma marca registrada em suas produções. Apesar de Pee-wee ter feito um certo sucesso na época, foi em Beetlejuice que ele finalmente deixou sua marca registrada no mundo do cinema, o filme conta a história de um casal forçado a lidar com a vida após a morte, a produção arrecadou US$ 80 milhões em um orçamento relativamente baixo e deu a Tim seu primeiro Oscar de Melhor Maquiagem. Famoso por trabalhar em grandes filmes com baixo orçamento ele finalmente foi chamado para dirigir uma super produção, Batman, que ganhou o Oscar de Melhor Direção de Arte, logo foi chamado para produzir uma continuação, Batman Returns em 1992

Com a carreira em alta, Burton decidiu trabalhar em seu projeto pessoal intitulado Edward Mãos de Tesoura, que se tornou um dos filmes mais importantes de sua carreira, mostrando ao mundo sua marca registrada, o toque sombrio e cômico do protagonista Edward, um jovem que tem tesouras no lugar das mãos, o cientista criador dele fora interpretado por Vincent Price, famoso ator de filmes de terror dos anos 50'. Foi nesse filme também que Tim trabalhou pela primeira vez com Johnny Depp que desde então viria a ser uma das marcas do cineasta, uma interpretação magnifica que deu destaque a Johnny no cinema. 

Em 1993 trabalhou em seu primeiro longa de animação, o famoso O Estranho Mundo de Jack, que apresentou ao mundo um de seus personagens mais icônicos, Jack Skellington, aterrorizante e ao mesmo tempo amável, o filme ganhou dois Saturn Award. Logo em 1994 Burton chamou Johnny Depp para um novo papel, interpretar o pior cineasta de todos os tempo Ed Wood, o filme foi muito bem recebido e ganhou Oscar nas categorias Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Maquiagem.


Em 1996 Tim homenageia todos os filmes 'B' de ficção cientifica dos anos 50 com Marte Ataca!, o filme conta sobre uma invasão alienígena na terra, a produção teve grande elenco. a adaptação A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça foi lançado em 1999 mais uma vez com Johnny Depp no papel do detetive Ichabod Crane que tenta desvendar o mistério de um cavaleiro fantasma que aterroriza uma aldeia. É sem duvidas um dos filmes mais queridos pelos fãs, até hoje eu não canso de ver ele, além de tudo a produção ganhou o Oscar de Melhor Direção de Arte. Foi em 2001 que o nosso cineasta foi massacrado pela crítica ao readaptar o clássico O Planeta dos Macacos, a obra foi um grande fracasso de bilheteria e até então um dos piores filmes de Burton. Voltando a forma em 2003 entra em cena Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas, na minha opinião é um dos melhores filmes dele, emocionante e divertido, estrelando no papel principal Ewan McGregor como o aventureiro contador de histórias Ed Bloom. Nos anos seguidos vieram a adaptação de A Fantástica Fábrica de Chocolate, a animação A Noiva Cadáver, ambos com participação de Depp que trabalhou também em 2007 com outra das clássicas e premiadas produções de Tim, adaptação do musical da Broadway, Sweeney Todd, o Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet, que ganhou o Oscar de Melhor Direção de Arte, o filme em musical conta a história da vingança de um barbeiro ao homem que sequestrou sua esposa e filha. 9, A Salvação e Coraline e o mundo secreto foram as próximas animações do cineasta, em 2010 veio a adaptação do livro Alice no País das Maravilhas, que ganhou o Oscar de Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte

Então finalmente chegamos nos dias de hoje, neste ano foi em cartaz Sombras da Noite onde ele trabalhou como Diretor e Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros como produtor (que logo eu farei as critica de ambos!) e em 2 de Novembro entrará em cartaz aqui no Brasil a sua nova animação, refilmando um dos seus primeiros curtas, Frankeweenie. Burton é casado com Helena Bonham Carter, atriz que trabalha frequentemente em seus filmes, ambos tem um filho.

Tim Burton deixou sua marca sombria e mágica no mundo do cinema, com personagens cativantes, melancólicos e divertidos, com histórias tão malucas e ao mesmo tempo tão sentimentais, sempre fazendo referência aos mestres do cinema 'B', trabalhou com uma equipe fantástica, principalmente o trio Dany Elfman, um premiado compositor, Johnny Depp, um dos mais fantásticos atores já existentes e Helena Bonham Carter, sua esposa maluca e ótima atriz, são só alguns dos motivos dele estar no meu Top 3 de cineastas, o que faz de Tim Burton um gênio


Leia Mais Sobre: TIM BURTON

Nenhum comentário: