5.1.13

Uma Biografia de Hayao Miyazaki (O Arquiteto do Paraíso)

É simplesmente impossível falar em animação sem falar de Hayao Miyazaki, um dos mais famosos e respeitados criadores do cinema em animação não só japonês mas mundial, uma das principais fontes de inspiração não só do seu ramo, mas do cinema em geral! Sempre abordou temas relacionados a relação do Homem com a Natureza e Tecnologia, na maioria das vezes, seus protagonistas são mulheres fortes e independentes, outra das características de Hayao, é a sua construção do mundo, a abordagem da Mitologia Oriental, recheada de Deuses e seres fantásticos.

Nascido em Tóquio, em 5 de Janeiro de 1941, segundo dos três filhos de Katsuyiki Miyazaki e sua esposa, Miyazaki viveu sua infância em plena Segunda Guerra Mundial, seu pai trabalhava em uma fábrica de propriedade do tio animador, que construía lemes para aviões, tais contatos com a guerra e os aviões vieram se refletir mais tarde em seu trabalho. Outra das fases de sua infância que o-inspirou mais tarde fora a internação de sua mãe que sofria de Tuberculose Espinhal, esses tempos difíceis se refletiram em uma de suas melhores e mais conhecidas obras, Tonari no Totoro, que muitos consideram uma obra autobiográfica.

Em meados de 1958, durante seu ultimo ano de colegial, Hayao assiste o primeiro longa-metragem animado colorido do Japão, Hakuja Den, uma produção da Toei Animation, que automaticamente o deixa interessado em animação, sua experiência no ramo se resumia nas artes de aviões e aeronaves inspirados nos trabalhos de seu pai. Ao terminar um curso de economia em 1962, arranjou um emprego na Toei.


Miyazaki começou apenas como intervalador, aos poucos se solidificando na empresa, seu primeiro trabalho foi no longa metragem Watchdog Bow Wow, logo após trabalhou na série de TV Wolf Boy Ken. Em 1964 ganhou um cargo importante na empresa como Secretário-Chefe do Sindicato Trabalhista,  no mesmo ano começou a namorar a colega de trabalho Akemi Ota, que viria a ser sua esposa. Com um destaque maior na Toei, ele assume o longa Prince of the Sun, que só fora lançado em 1968. Hayao trabalhou em Puss in Boots e The Flying Ghos Ship, como Kei Animator. em 1971 deixou a Toei.

Junto com Isao Takahata e Yoichi Otabe, ingressou na produtora A-Pro, nesse tempo fez diversas viagens, muitas dessas serviram de base e inspiração para suas futuras produções. Em 73' Miyazaki, Takahata e Otabe se mudam para a Zuiyo Pictures. Em 1978 dirigiu sua primeira série de TV, Future Boy Conan, após dirigiu seu primeiro longa para a produtora Tókio Movie, Rupan Sansei: Karisutoro no Shiro. Foi em 1984 que Nausicaä of the Valloey of the Wind estreou, uma de suas maiores obras, que já continham muitas de suas marcas registradas, Nausicaä veio do mangá de sucesso de autoria do próprio Hayao, tais destaques deram forças para ele, junto com Takahata, abrir o tão famoso estúdio Ghibli.

Sua dedicação só aumentou, a primeira produção do estúdio Ghibli fora Laputa, Castle in the Sky, seguido por Tonari no Totoro, Kiki's Delivery Service, Porco Rosso e On Your Mark em 1995, sempre inovando sua qualidade e meios de produção, conhecidas hoje em dia. Em 1996 Hayao fechou um acordo com a Disney, que viria a espalhar seu sucesso por todo o mundo, não só pela distribuição de DVD's, mas por levar aos cinemas do mundo a obra que o-levou ao estrelato, Mononoke Hime, a história de amor e guerra do príncipe Ashitaka e a princesa Mononoke, a guerra de humanos e Deuses pelo bem estar da Natureza, bateu recordes no Japão e por muitos é considerado sua maior obra! Agora com a parceria da Disney e uma certa fama mundial, Hayao produziu o conhecido A Viagem de Chihiro, que ganhou o Oscar de Melhor Longa em Animação de 2003, após veio O Castelo Animado e o mais novo Ponyo à Beira-Mar, ambos filmes aclamados pela crítica.


Apesar de tudo, Hayao Miyazaki está longe de ser conhecido como Walt Disney no mundo, ambos artistas e revolucionários da animação, o que é triste de certa forma, com o tempo o sucesso de Hayao ganhou força e não duvido que cresça ainda mais. Seus trabalhos, além da animação impecável, nos mostra um mundo fantástico constituídos por protagonistas fortes e decididos, sempre abordando o tema 'preservação da natureza', mais tarde claramente copiado e inspirado em vários filmes Hollywoodianos, por exemplo o famoso Avatar de James Cameron, onde vemos claramente a base de Mononoke Hime. Particularmente Hayao, e o estúdio Ghibli, mudou o meu modo de ver animações, suas histórias profundas e sentimentais são fontes de inspiração a todos! Como não poderia deixar de ser, ao longo do mês o 'Resumo da Semana' será dedicado a filmes desse Gênio do Cinema!

Nenhum comentário: