2.1.13

Resumo da Semana Hayao Miyazaki: Mononoke Hime [1997]

Produzido pelo Studio Ghibli, Mononoke Hime, no Brasil 'Princesa Mononoke', é uma animação do mestre Hayao Miyazaki, estreou originalmente em 12 de Julho de 1997, porém no restante do mundo estreou em 1999. A animação teve um custo de produção de US$20 Milhões, feita de maneira tradicional, à mão e utilizando computação gráfica em menor quantidade, arrecadou cerca de US$158 milhões, foi maior bilheteria na história do Japão, até a estreia de Titanic, números grandes considerando ser um filme de animação.

Ambientado em um Japão mágico, onde homens e Deuses conviviam em mudança, Mononoke Hime conta a trajetória de Ashitaka, príncipe dos Emishi, que após defender seu vilarejo do terrível Deus Javali, um 'Deus da Maldição', é ferido e amaldiçoado. Condenado, Ashitaka deve partir para o Oeste em busca de sua salvação. Na sua jornada ele se vê em meio a uma grande batalha, uma tribo de mineradores de ferro liderados pela Lady Eboshi e os Deuses da floresta que querem reaver a paz da região. Em meio a tal guerra, Ashitaka encontra San, a bela princesa Mononoke, uma jovem que fora adotada e criada pelos deuses lobos, em constante guerra contra Lady Eboshi, apaixonado por ela, Ashitaka acaba lutando ao lado dos Deuses contra os ataques armados dos mineradores de ferro, em meio a guerra acaba também descobrindo o verdadeiro motivo de sua maldição e sua missão na guerra.

Mononoke Hime é sem duvidas meu filme favorito de Hayao Miyazaki, uma obra de arte se tratando não só do cinema Japonês, mas dos filmes de animação em geral, servindo de inspiração para muitos, incluindo o próprio James Cameron e seu 'Avatar' (#ChupaJamesCameron), em Mononoke Hime, Hayao nos mostra um mundo fantástico, com Deuses e seres mitológicos e a constante ameaça humana, sem nenhum vilão aparente além da própria ambição, o príncipe Ashitaka é colocado em meio aos dois lados em uma luta pela união e seu amor pela princesa Sam. A animação é impecável e surpreende até hoje, características do estúdio Ghibli. Princesa Mononoke mudou muito a minha visão em relação ao cinema, além de ser o meu primeiro filme de Hayao, singelo, sentimental e arrasador, não preciso nem falar que é uma 'indicação máxima', não só para Mononoke hime, mas para todas as obras do gênio Hayao Miyazaki.



Nenhum comentário: