5.12.12

Resumo da Semana : O Fantástico Sr. Raposo [2009]

O Fantástico Sr. Raposo é o oitavo filme do diretor estadunidense Wes Anderson (que eu já fiz uma sinopse do seu mais novo filme (Moonrise Kingdom)), é uma animação fantástica, que mostra em todos os sentidos as marcas registradas de Anderson, personagens cativantes com seus sonhos ambiciosos, a fotografia e construção fantástica da produção se completam em sua primeira e magnifica obra do estilo.

Baseado na obra de Roald Dahl, Raposas e Fazendeiros, O Fantástico Sr. Raposo, mostra a vida e peripécias de Sr. Raposo, um jornalista, casado e pai de um filho, famoso por seus fantásticos feitos, preocupa-se sempre com o mercado imobiliário e ex-ladrão de galinhas, que há um tempo atrás pôs ele e sua esposa em uma enrascada, o-fazendo sair dessa vida. Ao se mudarem para uma casa em uma árvore no topo de uma colina, Sr. Raposo se vê morando com sua família e seu jovem sobrinho, próximo a três fazendas com três terríveis fazendeiros. Não demora para que Sr. Raposo e seu cúmplice marsupial passem a roubar das fazendas, logo os fazendeiros descobrem os ataques e decidem caçar o Sr. Raposo e sua família.

A história se desenrola com uma trama sentimental e profunda, coisas que Wes Anderson sabe fazer com maestria. Em alguns momentos enquanto os protagonistas raposas estão se alimentando, percebemos a ferocidade com que comem, chegando a ser aterrador, as cenas fazem percebermos que apesar de tudo, eles são raposas, assassinas, vorazes e astutas. A trama não se livra de seguimentos de roteiro convencionais, como por exemplo, Ash, o filho looser do casal, enciumado com o primo habilidoso, que com o desenrolar da história se descobrem cada vez mais um ao outro, que acaba sendo uma boa junção a obra. A animação em Stop-Motion nos leva a todas as expressões da linguagem de Anderson, que revela desde o assustador ao cômico, a voracidade dos personagens, o sorriso largo do Sr. Raposo, a expressão perdida do Texugo, as lágrimas no rosto dos protagonistas, o cenário e as cores em tons pastéis compõem o visual de O Fantástico Sr. Raposo, que sem duvidas é um dos trabalhos mais fantásticos do diretor.


Um comentário:

Geivesson Pereira da Silva disse...

Ollá adorei o seu blog, segue o meu eu segue de volta:
http://www.sayinpassing.blogspot.com.br/