25.4.12

Resumo da Semana : Battle Royale (2000)

"No início do milênio a nação entrou em colapso. Com uma taxa de desemprego de 15%, dez milhões não tinham emprego. 800 mil estudantes boicotaram a escola. Os adultos perderam a confiança e, temendo os jovens, aprovaram, conseqüentemente, a Lei da Reforma Educacional do Milênio, também conhecida como Lei Battle Royale"
Um grupo de adolescentes são mandados a uma ilha pelo governo para jogar um jogo mortal onde eles terão que matar um ao outro até que sobre somente um sobrevivente, onde um casal principal une suas forças para chegar até o final do jogo, para isso eles tem que enfrentar, além dos demais, assassinos profissionais que não tem medo de nada e tudo isso ainda é exibido como programa de televisão... Desculpe desapontar alguns fãs... mas...err... Hoje eu não vou falar sobre Jogos Vorazes xD~ 
Não, não estou falando de Jogos Vorazes e nem menos de Os Condenados, hoje vou falar de um clássico do cinema Nipónico que inspirou muitos (como dá pra perceber...), adaptação do livro de Koushun Takami, dirigido por Kinji Fukasaku, hoje eu vou falar de Battle Royale. Tanto no Livro quanto no Mangá e no Filme a história basicamente é a mesma; Em um futuro não muito distante, devido à recessão econômica na Grande República do Leste Asiático e seus danos sociais, uma grande taxa de Jovens rebeldes passam a se rebelar contra o estado com anarquia e boicote. Diante disso o governo aprova uma lei conhecida como ATO BR, que consiste em sortear uma classe de estudantes para participar de um jogo onde a principal regra é matar uns aos outros até restar apenas um, o governo diz que o motivo do jogo é cumprir uma demanda social, mas a verdade ninguém sabe. Dessa vez os enviados são a turma do 3° Ano de uma das escolas que estão sofrendo o boicote, somos apresentados a Shuya Nanahara, interpretado por Tatsuya Fujiwara, um adolescente órfão comum que é enviado ao jogo, ele se une com sua amiga Noriko Nakagawa, onde promete a-proteger, ambos são expostos ao perigo e ao horror de ver seus amigos de classe morrer brutalmente, no decorrer da história eles se unem a Shogo Kawada, um aluno transferido que foi submetido ao jogo no passado. As diferenças do Filme para o Mangá não são muitas, no Mangá é mostrado mais detalhadamente a história de cada personagem, além de alguns que não aparecem no filme, lances no final do filme são diferentes, entre eles a relação de Noriko com o professor, mas nada que estrague a história.

O filme não dispõe de superprodução e nem menos de efeitos superepeciais, então se preparem para ver muito sangue jorrando de onde não é pra jorrar, metralhadoras de brinquedo com balas infinitas sendo manuseadas por modelos japonesas. O filme é sempre tenso e nos passa um ar macabro e sombrio, que tira sono de muita gente u_u Apesar de tudo, o filme é um dos maiores sucessos de bilheteria no Japão, e fora considerado como um dos 500 Melhores Filmes de Todos os Tempos e um dos 100 Melhores Filmes do Cinema Mundial e inspira a cultura pop até os dias de Hoje.

Em 2003 fora produzido uma sequência do filme nomeado de Battle Royale II: Requiem, que ocorre anos após o acontecido na ilha, Shuya Nanahara agora é um líder terrorista anti BR, após ataques a Tóquio, o governo cria a lei BRII, com causas anti-terroristas, onde jovens do ano são submetidos as mesmas regras do Battle Royale inicial, porém o objetivo agora é matar Nanahara.


E Para Encerrar... 


Em junho de 2006, a Variety informou que a New Line Cinema, com os produtores Neil Moritz Roy Lee, está destinada a produzir uma nova adaptação de Battle Royale, a noticia causou alvoroço mundial, até mesmo o queridinho The New York Times se mostrou contra a adaptação, porém após algum tempo os planos perderam força e foram por agua a baixo após o lançamento do filme Jogos Vorazes, que foi anunciado também pelo New York Times como uma suposta imitação, Roy Lee se manifestou informando que um Remake de Battle Royale não seria mais possível após o lançamento do filme 
"O público iria vê-lo apenas como uma cópia de Jogos vorazes, a maioria deles não sabe que Battle Royale fica em 'primeiro lugar'. É injusto, mas esta é a realidade"
Realmente é uma verdade, tem muita gente desinformada, que desconhece dos verdadeiros clássicos e percursores e fica achando de Jogos um filme muito original, é uma pena. 


Pensando bem, se Jogos Vorazes nos salvou de uma futura adaptação pífia de Battle Royale... Palmas pra eles!



Um comentário:

Raquel Oosaki J-mundo disse...

kkk, eu ia falr do tema, mas já que tu falou antes xD
sinceramente essa postagem me desestimulou, pq ela foi tão boa, mas tão boa que me fez achar que eu nem chegaria perto de fazer algo assim u_u
muito foda mesmo, parabéns *o*
A realidade é sempre injusta, os eua acabam levando ônus até pelo que não fazem ;/
alguém devia jogar uma bomba lá u_u