8.11.12

Bram Stoker, o mestre dos Vampiros!

Quem conhece a lenda do terrível vampiro sugador de sangue Drácula? Creio que a maioria, hoje em dia 'Drácula' faz parte da cultura popular mundial, diversos filmes, jogos, revistas, musicas e carinhas fantasiados de Drácula no Carnaval, mas afinal, quem foi o gênio por trás desse personagem folclórico, o verdadeiro lorde das sombras, o vampiro encantador, o monstro incontrolável?!

Nascido em 8 de Novembro de 1847, na cidade de Dublin, na Irlanda, Abraham "Bram" Stoker é um dos percursores do mito dos Vampiros na cultura pop moderna, a imagem de um aristocrata sedutor de centenas de anos que na verdade é um terrível monstro imortal sugador de sangue, se tornou uma imagem registrada dos Vampiros hoje em dia, Drácula foi sua principal obra, apesar de não ser a primeira obra literária a respeito do tema, ajudou, junto com John Polidore the Vampyre, a construir a imagem que temos do tema na cultura popular.

Em seus primeiros anos, trabalhou com teatro, seu primeiro ensaio foi ao 16 anos, trabalhou por um tempo no jornal Dublin Eventing Mail, anos depois se casou e mudou-se para Londres, onde trabalhou por longos 27 anos na companhia teatral Irving Lyceum, lá escreveu diversos romances, fez parte da equipe literária do jornal londrino Daily Telegraph, para o qual escreveu ficção e outro gêneros. Após anos estudando o folclore Europeu, descobriu a mitologia dos vampiros, em 1897 publica a sua tão famosa obra, Drácula. Anos depois após publicar diversas outras obras, Bram morre devido a uma série de derrames cerebrais  Foi cremado e suas cinzas estão numa urna no Crematório de Golders Green, em Londres, Inglaterra.

Nenhum comentário: