14.10.11

Aristóteles e Alguns Outros Caras





Floresta-Cinza Também é Cultura!

Alguns Dos Filósofos e 
Cientistas mais fodas de todos!


"Aristóteles e Alguns Outros Caras"

ARISTÓTELES

Aristóteles foi um filosofo e cientista grego de 384 a 322 a.c. estudou astronomia, ciências naturais, ética e lógica e tinha até ideias próprias sobre alquimia. Uma das principais conclusões a que ele chegou foi a seguinte:

“A terra é o centro do universo, e o Sol e todo o resto se movem em torno dela”

Aristóteles tinha um argumento mais que convincente para sustenta-la:

COPÉRNICO

No século XVI, as pessoas começavam a se perguntar por que os planetas se moveriam em trajetórias tão extravagantes. Era muito mais sensato imaginar que eles se moviam de forma mais simples. Foi em 1510 que o monge polonês Copérnico se interessou pelas ideias heliocêntricas de Aristarco e desenhou uma versão do movimento dos planetas com o Sol no centro. Em bora ele não estivesse cem por cento certo, sua versão parecia muito mais razoável.
O pobre Copérnico ficou tão chateado ao ver sua versão do espaço deixar todo mundo de cabelo em pé, que a segurou por trinta anos. Quando o livro dele finalmente foi publicado, em 1543, cousou todo tipo de problemas, mas pelo menos Copérnico não se enrolou com eles: Morreu quase no mesmo instante em que viu o primeiro exemplar.

JOHANNES KEPLER & TYCHO BRAHE

No fim do século XVI, um exemplar do livro de Copérnico caiu nas mãos do astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630), que era muito inteligente apesar de ter vários probleminhas pessoais como: 


Kepler foi convidado a trabalhar com o rico astrônomo Dinamarquês Tycho Brahe (1546-1601) que tinha uma ilha equipada com os melhores instrumentos disponíveis para observar o céu. (Tycho também tinha uma prisão em sua ilha, um anão vidente e um nariz feito de ouro e cera, porque seu nariz fora arrancado numa briga.)
Kepler se interessava por todo tipo de coisa, por exemplo:
·         Descobriu como os olhos funcionam e por que precisamos de dois olhos para avaliar as distâncias;
·         Mostrou como deviam ser feitos bons óculos e telescópios, e
·         Inventou métodos para calcular a distância das estrelas. 


GALILEU GALILEI

Galileu Galilei (1564-1642), mais conhecido por Galileu, para simplificar, O que sabemos sobre ele? 


Mas acima de tudo tinha uma inteligência fora do comum. Vamos lembrar duas coisas que Galileu fez:
  • Jogando coisas do alto de edifícios, mostrou que a aceleração dos objetos ao cair é constante.
  • Proclamou que a ideia de Aristóteles de que a terra era imóvel estava errada. (Ele tinha razão, mas se desentendeu com o papa por causa disso e acabou sendo forçado a se desdizer.) Disse que podemos afirmar que a Terra se move por que é o movimento dela que faz a maré subir e baixar (no que ele se enganou, e o papa adorou lhe dizer isso). 
Se você quiser ter uma pequena ideia de como era Galileu, um dos dedos dele está exposto num museu de Florença.


RENÉ DESCARTES

O ultimo cara que precisamos conhecer é René Descartes. Ele viveu de 1596 a 1650 e cutucou o ponto fraco de Aristóteles. A maior parte das ideias de Aristóteles se baseava em maluquices como a de que tudo era produto da terra, do fogo, da água e do ar, tudo “tendia a perfeição” e “buscava seu devido lugar”.
Descartes era muito mais atualizado e disse que a natureza era como uma maquina. Tudo podia ser medido, e havia uma sólida razão mecânica para tudo o que acontecia. E no fim se viu que ele tinha razão: Aplausos para o Descartes!
Descartes tentou encontrar algumas sólidas razões mecânicas para o movimento dos planetas e coisas e tal, mas para azar dele todas se revelaram totalmente erradas: Vaias para Descartes.

Nem é preciso dizer que Descartes deixou de cabelo em pé todo tipo de gente. 




Vlw Galera, Até a Proxima!
Não Esqueçam de nos Seguir!



Nenhum comentário: