20.1.12

Filmes, Macacos, Deuses e Mangás: A Mitologia e a Cultura Pop



A ‘História’, apesar de tudo, muitas vezes não se salva como uma das matérias mais chatas aprendidas na escola, quem nunca ouviu coisas como “Historia???? Odeio, perder tempo com historia de gente que já morreu!”, não é o meu caso, mas tem gente que não se empolga muito em saber que depois da Segunda Guerra Mundial veio a Guerra Fria, porém, mesmo com tantas datas, acordos e até acontecimentos por vezes relevantes, existe algo que aproxima todos na história (pra quem gosta de uma boa História) a Mitologia, quem nunca se emocionou com as vinganças de Odisseu na Odisseia, ou fez-se arrepiar os pelos da nuca ao ouvir contos de grandes batalhas Nórdicas como o Ragnarok, ou ao menos viu beleza entre os amores platônicos e eternos da Mitologia Grega?

Batalhas épicas de heróis contra vilões, gloriosas guerras do bem contra o mal, seres incríveis e suas terras magicas, Heróis que voam e tem superpoderes não são especialidades de contos atuais, há muitos anos atrás, em épocas onde não havia a "Ciência" para explicar os fenômenos como a Chuva, eram criadas historias para explicar tais acontecimentos, e assim os homens criaram os ‘Deuses’ para representa-las, assim como Zeus é o Deus do Trovão e Poseidon o Deus dos Mares; Essas Mitologias ajudaram principalmente a caracterizar as diversas culturas pelo mundo, seus costumes, suas crenças e sua Fé. Com o passar dos anos tais culturas e crenças começaram a desaparecer, em alguma parte pela conversão ao cristianismo ou guerras, apesar de tudo, ainda hoje ainda existem grandes populações crentes em religiões Politeístas, e até gente criando mitologias (neh Tolkien? u_u)

Apesar de tudo, tais culturas e histórias fantásticas não foram esquecidas e são muito bem lembradas, para nós Brasileiros é fácil percebemos as raízes Nórdicas, Gregas e principalmente Indígenas no nosso dia a dia, vemos isso nos nossos próprios nomes, em muitas palavras que usamos, na musica, na televisão e exatamente onde eu quero chegar: Nos Hq’s, Animes e Mangás.

Que atire a primeira pedra quem não é fã da animação da Disney "Hercules", quem nunca viu aquele filme nas 'Sessões da Tarde', ou mesmo a série em desenho, e quem nunca percebeu que o conto não só de Hercules, mas de séries como Cavaleiros do Zodíaco, Shurato ou Yu-Gi-Oh nada mais são do que pura Mitologia, assim é em vários casos, muitas histórias atuais se baseiam, moldam e até mesmo adaptam diversos contos das culturas antigas. 


Um Panteão com MartelosTrovões e Muito Hidromel.



Há muitos anos atrás barcos Vikings desembarcaram na Europa em busca de explorar, pilhar, invadir e colonizar, suas crenças se baseavam em contos que explicavam coisas do cotidiano como o Sol e a Lua. Os Vikings acreditavam que se morressem em batalha iriam para um mundo magico chamado Asgard. Assim como em outras culturas, eles acreditavam em vários Deuses, entre eles Odin, Loki, Freyja e....ThorA Mitologia Nórdica fora muito explorada na cultura pop, tanto nos Hq’s (Thor, Northlanders) quanto nos Animes e Mangás (Magical Sleuth Loki, Ragnarök, Ah My Goddess) e na literatura como o Anel dos Nibelungos ou Senhor dos Anéis e as demais obras de Tolkien que se inspirou em muitos seres da mitologia Nórdica para complementar seu mundo como, por exemplo, os Elfos. 

No mundo dos Animes podemos ver claramente a Mitologia Nórdica em um dos arcos mais importantes do Anime/Mangá “Os Cavaleiros do Zodiaco” (eu falo como se ninguém conhecesse ¬¬”), quem não se lembra da épica Saga de Asgard? u_u

Hilda de Polaris é a representante do deus Odin, na Terra, tendo como missão garantir a paz em Asgard. No entanto, após receber de Poseidon o Anel do Nibelungo, Hilda passa a seguir ordens do deus grego, declarando guerra a Atena.

Sem a menor sombra de duvidas Masami Kurumada (Saint Seya ou Os Cavaleiros do Zodiaco, B't X) abusou muito da Mitologia em Saint Seya, desde a Mitologia Grega, evidente em todas as temporadas, quanto a Nórdica (usou até mesmo influências Bíblicas ao longo da série) fazendo muito menino ruim em história saber quem foi “Athena” ou “Zeus”. 

Enquanto isso no Oriente Médio...

Cerca de 3.000 anos a.C. os Egípcios davam grandes passos para humanidade, com seus grandes exércitos e suas imensas construções, avançadas até para os dias de hoje. Os Egípcios possuíam uma religião por parte politeísta, acreditavam em vários Deuses, muitos deles com corpo de homem e cabeça de animal. A Mitologia Egípcia fez parte claramente da Série de Anime/Mangá/Card-Game “Yu-Gi-Oh!”, que conta a historia de um garoto chamado Yugi, que ao completar o Quebra-cabeça do Milênio se transforma em um homem de força, determinação e coragem, a história gira em torno de um jogo de cartas chamado Monstros de Duelo. Na historia percebe-se claramente as influências do Folclore Egípcio, tanto nos artefatos mágicos e na história, quanto nos monstros das cartas como, por exemplo, O Dragão Alado de Rá.

Não muito longe dali, há uns 8000 anos atrás, os Hindus davam também seus passos para a humanidade, a Mitologia Hindu, provavelmente uma das mais antigas do mundo, apresentavam um panteão bem diversificado, também possuíam Deuses com corpo de homem e cabeça de animal, na cultura pop o Folclore Hindu foi usado na Série Japonesa Shurato. Que conta a história do garoto Shurato e seu amigo Gai que foram transportados para o Mundo Celestial graças ao poder da deusa Hindu Vishnu, a séria é voltada inteiramente no Folclore indiano, o Mangá foi criada por Hiroshi Kawamoto em 1989 e adaptada para Anime no mesmo ano. 

Macacos e Demonios: A mitologia japonesa por trás dos Youkais, shinigamis...
By: Raquel Oosaki

Quando se fala em mitologia, a maioria das pessoas lembra logo da Grécia, mas mitologia significa estudo do mito, conjunto de mitos, e mito é algo mundial, a Grécia é mais lembrada, porque as pessoas estudam sua civilização no colégio. Então, eu vou falar da mitologia japonesa, inserida no contexto da cultura pop (ou cultura marginalizada, já que os quadrinhos não são tão valorizados por aqui)

Muita gente ao ler mangá, ou assistir anime, não presta atenção à variedade de monstros ou seres sobrenaturais que aparecem, e que não são inseridos no contexto ocidental, “shinigamis”, “kappas”, “youkais” "Kyuubi", “shirahime”, todos esses seres fazem parte da mitologia japonesa, e podem ser encontrados em histórias como Death note, Harry Potter, Inuyasha, Naruto, Shirahime-Syo...

Mas, e então, quais as características desses seres místicos japoneses? Shinigamis são os deuses da morte, ceifadores, no caso seriam como a Morte no ocidente, quando retratados em mangás, podem ser mostrados como seres malignos, como é o caso de Death Note, ou mesmo como criaturas essencialmente simpáticas, como em Full Moon wo Sagashite. O kappa é um pequeno monstro (ou espírito) que habita pântanos, que teriam gosto por beber sangue humano, e especial por comer fígado, além disso, eles também podem ser benéficos para os humanos, ajudando-os nas lavouras de arroz. Youkais são demônios, ou entidades espirituais, trata-se de um termo que designa muitos seres no Japão, inclusive muitos dos que foram citados aqui, a característica marcante de um youkai é ele ter a habilidade de se transformar, como pode ser visto no mangá/anime Inuyasha. Kyuubi é um dos ‘tipos’ de kitsunes (raposas) no caso as kitsunes que completaram 1000 anos, existem diversas lendas japonesas que tratam de raposas, inclusive esse tema já foi abordado no universo das HQ’s, além de ser tratadas em histórias como Naruto, Inuyasha ou Love Hina.

Por último a Shirahime que é a deusa das neves, tratada como uma bela mulher que se transforma para agradar aos olhos da vítima, e depois de apaixoná-los deixa que se percam na neve e morram congelados, e que é muito bem retratada no mangá Shirahime-Syo da CLAMP.

Além desses, existem histórias como a de Son Goku, que é baseada na lenda chinesa do rei macaco o Sun Wukong, sem citar os diversos jogos, principalmente de RPG, que são quase que completamente baseados na Mitologia Oriental. Então eu sugiro que quando você assistir aos animes, ler os mangás, ou jogar os games japoneses, preste atenção nesses pequenos detalhes, porque dessa forma além de se divertir, você irá aumentar a sua cultura ^-^ Arigatou, kisu minna-san, ja ne!


E Para Encerrar: Onde Entramos Nessa História?!

Mesmo que ainda haja muitos remanescentes Nacionais trabalhando em mostrar a nossa Mitologia (com seres como o Saçi e a Iara) como Monteiro Lobato, Mauricio de Souza ou Ziraldo, ainda é meio raro vermos grandes Animes, Mangás ou HQ’s que mostram a nossa cultura, mesmo que ultimamente percebemos uma certa mudança de pensamento onde é mais normal vermos Fanzines Nacionais com personagens Brasileiros que se passam em cenários como São Paulo, mesmo assim ainda há um certo preconceito por parte da população que preferem um “Takezo” do que um “Roberto”, eu mesmo admito que não sou muito patriota, mas qual seria o verdadeiro motivo de tanta indiferença por meio dos próprios Brasileiros? Sem duvidas é algo a se pensar.

Então caros GeeksMetaleirosIndiesCultsBlogueirosNerdsGamersEOutrasCoisasMais por hoje é só ^-^ espero que tenham gostado, não esqueçam de comentar e dar sua critica ai em baixo (please!) se gostarem sigam a pagina no Facebook ou pelo Google, ou pelo Twitter (só num pesso esmola pq num dá u_u) então inté a próxima pessoal e que a força esteja com vocês! (<<<frase clichê u_u”). 




3 comentários:

Raquel Oosaki J-mundo disse...

Que postagem mais perfeita, nuss ><
apesar de eu ser vítima pra falar já que participei ne kkkk !
Enfim, a postagem ficou maravilhosa, sério, muito boa mesmo, fiquei arrepiada ao ler ><
Parabéns ao floresta cinza \o/

Victor Lucas disse...

A Postagem ficou excepcionalmente brilhante!!! Ótimo texto e parabéns à Raquel do J-Mundo também, hehe!

http://therevolucaonerd.blogspot.com/

Amadeus A. Macedo disse...

Victhor, teu Blog é muito bom cra ^-^ vlw ;D qualquer dia agente pode fazer uma parceria de postagem também *_*