8.9.12

O 46º Aniversário de Star Trek

"Espaço: a fronteira final. Estas são as viagens da nave estelarEnterprise. Em sua missão de cinco anos... para explorar novos mundos... para pesquisar novas vidas... novas civilizações... audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve."
Há exatos 46 anos, uma das séries mais aclamadas no mundo nerd foi ao ar pela primeira vez pela emissora NBC, Star Trek (a série original) criada por Gene Roddenberry contava as aventuras realizadas pelos tripulantes da nave USS Enterprise pelo espaço em uma missão exploratória, no trio principal da tripulação estava o capitão da nave, James T. Kirk, interpretado por William Alan Shatner, o oficial médico Leonard McCoy, interpretado por DeForest Kelley e o primeiro auxiliar comandante Spok, interpretado por Leonard Nimoy. Apesar de ser um dos maiores clássicos de ficção científicos de todos os tempos, Star Trek não foi tão bem em sua primeira temporada e quase foi cancelado, mas a emissora decidiu fazer mais uma temporada, que acabou por aumentar a popularidade da série, já na terceira temporada a NBC decidiu mudar o horário da programação levando Star Trek para noite, atraindo ainda mais fãs, apesar de tudo a série original foi terminada em sua terceira temporada conquistando uma gama imensa de adoradores, sempre atraindo o publico jovem/adulto da época, apresentando discussões sobre temas contemporâneos como direitos humanos, guerra, feminismo, tecnologia e imperialismo, a série foi traduzida para diversos idiomas e inspirou diversas obras de ficção posteriores.
Minha tentativa FAIL de desenhar o Spok u__u"
O criador, Gene Roddenberry, antes de conquistar a fama foi chefe de policia em Los-Angeles e membro das forças aéreas dos EUA, sempre foi fã de ficção cientifica, esboçou o roteiro de Star Trek em meados de 1950, influenciado pelos contos de A.E.Van Vogt e por obras como Marathon, Forbidden Planet e Flash Gordon, Gene trabalhou com algumas séries de ficção e então decidiu colocar Star Trek em prática,  após ser recusado pela CBS, o roteiro foi mostrado ao chefe da Desilu Studio, Herb Solow, que eventualmente aceitou o projeto. Solow então vendeu os direitos de Star Trek para a NBC, que após alguns problemas com o episódio piloto finalmente exibiu 'Where No Man Has Gone Before' o novo piloto que foi ao ar em 08 de Setembro de 1966 dando inicio a todo o legado da série que conhecemos hoje.

Ao longo da história Star Trek teve um total de 11 filmes:

1979 - Jornada nas Estrelas: O Filme
1982 - Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan
1984 - Jornada nas Estrelas III: A Procura de Spok
1986 - Jornada nas Estrelas IV: Volta Para Casa
1989 - Jornada nas Estrelas V: A Ultima Fronteira
1991 - Jornada nas Estrelas VI: O Continente Desconhecido
1994 - Jornada nas Estrelas: Novas Gerações
1996 - Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato
1998 - Jornada nas Estrelas: Insurreição
2002 - Jornada nas Estrelas: Nemesis 
2009 - Star Trek

Além da série original, houveram mais cinco outras séries para TV

(1973 - 1974) Star Trek: The Animated Series
(1987 - 1994) Star Trek: The Next Generation
(1993 - 1999) Star Trek: Deep Space Nine
(1995 - 2001) Star Trek: Voyager
(2001 - 2005) Star Trek: Enterprise 

Star Trek marcou as obras de ficção cientifica cinematográficas deixando um legado imenso pelo mundo como os aparelhos usados nas filmagens que foram indicados como percursores de tecnologias do futuro como celulares e tablets, palavras inventadas pelos roteiristas como o Klingon estão presentes em dicionários, a NASA nomeou seu primeiro ônibus espacial de Enterprise, vários espectadores que decidiram sua carreira como médico ou engenheiros graças a série, além de vários produtos e eventos em comemoração a obra que se tornou um símbolo nerd e que mesmo após gerações ainda ganha novos admiradores, Star Trek sem duvidas é um marco na história e merece ser lembrado e aclamado eternamente!

Nenhum comentário: